A música” André de sapato novo” é composta de quatro estrofes distintas. Os textos da letra correspondentes a cada estrofe estão dispostos a seguir em sequência e sem repetição de estrofes, como é comum em versões instrumentais.

1ª estrofe

Aqui tem um Mi grave>>>André de Sá assim que acordou de manhã bem cedim
Foi até a SAARA comprar um par de mocassins. <<< Aqui tem ummi grave
É que a noite ele tava a fim de sambar um bocadim
Já bem cansado de procurar por fim foi parar na loja do Salim.

Pararará (transição da 1ª para a 2ª estrofe)

(Mesmo sem ter um quarenta e três para os pés do freguês
Eis que depois de muito suor Salim emplacou um par menor.
Vendeu calçado apertado e ainda por cima
Pegou André de Sá pato novo posando de bobo ca (com a) casca do o ovo ovo ovo ovo ovo.<<<< Aqui tem mi grave modulado

3ª estrofe

André com de ginga e de samba no pé
Dançou sem chá de cadeira numa gafieira
Difícil é acreditar, mas cabrochas a fim de dançar
Não lhe deram folga até o sol raiar

4ª estrofe

André com um calo de pé num dedo mindim
Passou a noite com dor maldizendo Salim
Dor que não foi em vão, pois, ao cabo e ao fim
A inspiração pra compor este lindo chorim.

Ai que dor, ai que dó, esquindô (repetir três vezes)

Notas:

  • O texto acima é uma letra composta para a música André de Sapato novo, um chorinho de autoria de André Victor Correa, compositor falecido em 1948 e que até a presente data Março de2021) ainda não tinha tido letra. Vale observar que a música André de sapato novo é de domínio público.
  • A letra “André de Sá pato novo” foi elaborada com base na versão gravada em vídeo pelo grupo vocal Ordinarius do Rio de Janeiro disponível na Internet.
  • Este texto encontra-se devidamente registrado pela AVTORIS órgão responsável pelo registro de direitos autorais de obras artísticas. É vedada a utilização comercial ou a reprodução parcial ou total deste material, por quaisquer meios, sejam eles eletrônicos ou não, sem o prévio consentimento por escrito do autor.
  • Para quem não sabe, SAARA, palavra que aparece no texto da letra, é a sigla correspondente à Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. Por extensão designa uma grande área comercial situada no centro do Rio de Janeiro, semelhante à zona comercial existente em São Paulo nas imediações da rua 25 de Março.
  • André de Sá é um personagem carioca do conto homófono, “André de Sá pato novo” ou “Conto do sapato apertado”, do choro “André de sapato novo”. O texto tem de tudo um pouco: pandemia, humor, futurologia, artes, religião, esoterismo, ocultismo, etc. A narrativa tem por finalidade principal mostrar, de forma fictícia, como se deu o processo criativo da letra, que é a síntese do conto contido no texto. Confira no link…

Link: ANDRÉ DE SÁ PATO NOVO (CONTO)